sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

AS CORUJAS E SUAS ESPÉCIES


AS CORUJAS E SUAS ESPÉCIES


A coruja é uma ave que tem como nome científico vindo do grupo das estrigiformes. São aves classificadas como de grande porte, que voam alto e como principal característica, o seu horário de sair para comer e passear: Sempre a noite. Se você encontrar uma coruja de dia ela sempre estará dormindo, sem qualquer problema. Apesar de serem aves da mata, são constantemente vistas em zonas urbanas e até criadas em casa, mesmo que não seja recomendado devido aos hábitos e costumes do animal.
Ao todo foram classificadas 200 espécies de coruja no mundo, algumas tipicamente brasileiras. Entre uma espécie de coruja e outra, mudam plumagem, sua forma de se alimentar e local onde vivem, mas são animais essencialmente carnívoros e predadores natos.
Corujas
Corujas
Esta ave envolve lendas urbanas bem interessantes por seus hábitos noturnos e grandes olhos. Algumas pessoas dizem que se avistarem uma coruja ‘rasgando’, como se chama o seu som emitido pelo bico, é sinal de que alguém irá morrer próximo. Há ainda boatos de que corujas buscam suas presas com intenção de matar apenas e não se alimentar, mas tais comentários surgiram porque caçadores foram tentar prender corujas selvagens e foram violentamente atacados.

Caraterísticas da Corujas

Ótima Visão Noturna

Visão Noturna
Visão Noturna
Esta ave se diferencia das outras da sua espécie dos ares por diversos motivos e um deles é sua ótima visão noturna. Assim como os gatos, esta ave pode ver a quilômetros de distância e por isso não são surpreendidas com facilidade. Elas costumam observar suas presas ao longe e por isso costumam apenas atacar quando há uma certeza de que vão sobreviver.
A excelente visão está associada ao fato de ser um animal noturno, que começa a caçar quando a noite já está densa, pois assim se sente mais escura para se esconder entre árvore.

Plumagem

Plumagem
Plumagem
A plumagem das aves é do tipo mole. Suas penas são de alta quantidade e trocam entre as estações quente e fria, pois precisam de penas novas para se aquecer durante o inverno. Algumas corujas chegam a perder todas as penas, mas são casos raros. No geral, elas trocam gradativamente.

Alimentação

Alimentação
Alimentação
Esses animais são de tamanho mediano, medindo entre 30 e 60 centímetros e por isso suas presas preferidas são de tamanho menor do que o seu, bem menor. A alimentação preferida das corujas são roedores como ratos e pequenos mamíferos. Esta ave come camundongos e gafanhotos. A coruja prefere animais vivos e frescos a mortos, por isso em muitos zoológicos costumam colocar roedores vivos. O mesmo costume é feito com as cobras, que também preferem a carne fresca a se alimentar e por isso, roedores são colocados em sua gaiola.
O interessante deste animal é que ele não digere tudo o que come: Ele come o rato mas alguns minutos depois coloca para fora os ossos e a pele, ficando apenas com a carne. Outro ponto interessante de sua forma de caçar é seu vôo direto: Ela faz um vôo rápido e rasante para pegar a presa, certeiro e rápido.

Predadoras Solitárias

Corujas Predadoras
Corujas Predadoras
As corujas são competidoras de espaço e pelo fato de serem predadoras natas não podem conviver com outras corujas. Se colocar uma coruja menor em uma mesma gaiola que uma de maior, a maior irá matar a menor e se alimentar dela. Para este animal, é uma ave como outra qualquer, apenas pequena e pode servir de alimento. É por isso que muitas corujas vivem solitárias e geralmente em galhos altos, onde se sentem mais protegidas.
Próximo a humanos, a coruja costuma atacar apenas se se sentir ameaçada mas, no geral, ataca nos olhos, a parte que mais lhe assusta. É comum que criadores por algum motivo tenham sido atacadas nos olhos e rosto, as partes que elas se sentem mais seguras em atacar. Para esta ave, o reconhecimento facial é semelhante ao seu: Sem os olhos, ela sabe que o predador não irá lhe atacar.

Espécies Curiosas de Coruja

Temos mais de 220 espécies de corujas cadastradas. Conheça espécimes de corujas interessantes e curiosidades sobre as mesmas:

Coruja Diabo

Coruja Diabo
Coruja Diabo
Esta coruja pode ser encontrada no Brasil, México e Paraguai e na Argentina. O nome diabo vem do fato de ser uma coruja com olhos vermelhos intensos e selvagem, não vive em zonas urbanas. Quando se sente ameaçada, ataca ferozmente e não costuma fugir da briga. É bem procurada por fotógrafos pela sua raridade nos olhos e por ser vista com dificuldade durante o dia. Sua pelugem escura dificulta a sua identificação nas matas.

Coruja Buraqueira

Coruja Buraqueira
Coruja Buraqueira
Podendo ser encontrada no Brasil na floresta da Amazônia, a coruja-buraqueira tem um habitat estranho: Vive apenas em buracos no solo que ela mesmo cava.

Coruja Bufo de Bengalas

Coruja Bufo de Bengalas
Coruja Bufo de Bengalas
De origem e encontrada apenas na Índia, tem uma pelugem bela e vive em altos galhos de árvore. Se alimenta de roedores e cobras de pequeno porte também.

Coruja Moura

Coruja Moura
Coruja Moura
Esta vive apenas no Marrocos e seu apelido diz exatamente onde costumam viver: É uma coruja-dos-pântanos. Vive nos galhos de árvores que ficam envolta dos pântanos e é considerada mais dócil que a coruja diabo.

Coruja das Torres

Coruja das Torres
Coruja das Torres
É uma coruja de clima temperado e por isso pode seR encontrada em todos os continentes, menos a Antártica. São de pelugem mais fina e são da família das corujas Titonídeos.

Coruja Bufo Real

Coruja Bufo Real
Coruja Bufo Real
Esta é a maior espécie desta ave na terra e uma das mais comumente vistas e fotografas. Possui uma pelugem marrom e vive na África, Europa e Ásia e é popular porque é vista constantemente em zoológicos.

A Coruja do Nabal

A Coruja do Nabal
A Coruja do Nabal
Esta coruja também é bem popular ao longo do mundo. No Brasil, pode ser vista nos Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul e eventualmente, no Estado de São Paulo.

Coruja das Neves

Coruja das Neves
Coruja das Neves
Esta coruja já foi vista por muita gente que assistiu ao filme de Harry Potter, sendo a mascote do protagonista. Sua pelugem branca a deixa uma bela ave que pode ser encontrada nos Alasca, Canadá, Estados Unidos e na região do Ártico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário